Blog do Hala

Pelo Mundo Afora

Siglas e Mais Siglas

with 4 comments


Eh verdade, voce sabe que se ajustou a um novo pais no momento em que comeca a sonhar na lingua local.  Aconteceu comigo, com a Carla, e acontece com todo mundo, mais cedo ou mais tarde. Demorou uns 3 meses nos EUA, e la estava eu sonhando em Ingles – sempre em Dolby Stereo 5.1 Technicolor. Lembro que acordei dando risada, acho que o sonho era uma comedia. Depois aconteceu de novo, soh que desta vez no Mexico…passei umas 3 semanas no DF y  “Hijole, la neta es que” sonhava em Espanhol (Espanhol Mexicano, eh claro). Sonho em Espanhol Mexicano eh como novela Mexicana: longo, dificil de entender, e na hora que voce acha que vai fazer algum sentido, voce acorda por causa de um terremoto…pequeno, uns 4 graus na escala Richter. Mais que isso e voce corre o risco de nao acordar. Em Italiano eh ainda melhor, voce nao sabe se esta sonhando ou se esta realmente assistindo a um filme de Fellini!

Mas, deixe-me voltar a correta linha cronologica nestes blogs de uma vez por todas.

Aqui estamos de volta aos EUA, em Junho de 2001.

Uma das coisas mais importantes que aprendemos assim que chegamos aos EUA foi o significado das siglas ou acronyms (em Ingles):

S.O.S. – Save Our Souls (Literalmente Salve as Nossas Almas – pensando bem acho que o socorro chegou tarde demais para quem inventou esta sigla, afinal soh sobraram as Almas).

M.I.A. – (Voce tambem achou que era o Miami International Airport.? Esteja certo de que nao esta soh. Eu tambem achava que era…mas significa Missing In Action ou Desaparecido em Combate). Usado em tempos de guerra: ou seja, sempre. Somente para soldados que desaparecem em combate. Tambem muito usado nos EUA quando alguem nao vai trabalhar e nao avisa por que. Once esta o Joe? A resposta eh: Missing in Action. No Brasil sera alguma coisa com D.U.B – Deu Um Balao!

D.O.B – Date of Birth. Quando usado por mulheres, normalmente eh aplicada uma reducao de pelos menos 5 (anos).

D.N.A – DEOXYRIBONUCLEICACID. Tambem usado no Brasil para saber quem eh ou quem nao eh o pai de uma determinada crianca. Em alguns caso usamos DNA para chamar alguem de velho de uma maneira mais simpatica (Data de Nascimento Avancada). Cuidado por que o uso indiscrimando pode fazer mal para os dentes.

P.O.W. – Prisoner Of War (Prisioneiro de Guerra). Auto-Explicativo

10-4 – Esta eh muito boa. Quer dizer OK na linguagem da policia Americana. Na minha segunda semana de trabalho nos EUA, um colega me mandou um email respondendo a uma pergunta com um simples “10-4” (Ten Four). Nao sabendo o que ele queria dizer, mandei de volta um email com a resposta “6” e completei “Eu sou muito bom de matematica, quando tiver mais duvidas de como solucionar contas complicadas como esta, nao hesite em me contactar”. Acho que ele nao entendeu nada ate hoje.

FYI – For Your Information – ou seja, Para Sua Informacao. Agora, ninguem nunca me explicou o seguinte: se estou mandando um email , com certeza a informacao no email eh para informacao de quem esta recebendo o mesmo, entao por que meter este FYI. Sei la. De qualquer maneira, FYI  tem outro sentido tambem, mas como este blog eh LIVRE nao posso escrever aqui. Se quiser saber me mande um email…

FYEO – For Your Eyes Only…uma variacao do FYI, mas lembrando o receptor que a mensagem eh confidencial.

CC: Carbon Copy. O famoso Com Copia ou Copia Com em Portugues. Lembre-se que CC no Brasil tambem significa Cheiro de Corpo, o famoso Budum. Nos EUA Cheiro de Corpo eh BO…traducao literal de Body Odour. Nosso BO eh Boletim de Ocorrencia.

Atencao: nao va tentar fazer um BO com CC numa delegacia Americana. Provalvemente nao vao entender nada e corre o risco de usarem FY com voce, mas com outro sentido.

PT. SDS. ABCS.

Hala

Written by paulohala

October 28, 2009 at 5:40 pm

Posted in Memorias...

4 Responses

Subscribe to comments with RSS.

  1. Incrivel eh o uso de acronimos nos cartoes de negocios… Joe Smith, BSc, MBA, CPA.

    Je vi uns que usavam duas linhas para caber tudo.

    Varios nao deixavam de ser I.D.I.O.T.S…

    Dr. Pr. Bruno S.

    October 28, 2009 at 8:44 pm

  2. Eh verdade Brunao. Tem gente que nao vive sem um acronimo. A maioria eh BS de verdade! Abracos!

    paulohala

    October 28, 2009 at 9:08 pm

  3. PS, and FYI – vc ja raparou nas minhas iniciais???

    Dr. Pr. Bruno S.

    October 29, 2009 at 4:08 pm

  4. Perfeito.😉

    paulohala

    October 29, 2009 at 5:49 pm


Leave a Reply

