Blog do Hala

Pelo Mundo Afora

Customer Service

with 3 comments


Nos EUA quase tudo funciona muito bem. Customer Service eh geralmente muuuito bom. Se voce perguntar pra um Americano ele vai te dizer que eh um lixo. Dai eh soh mandar o cara pro Brasil, pra Italia ou pra Inglaterra (estorias que eu conto depois) e ele vai concordar que nao ha Customer Service como o Americano. Tudo eh muito automatico, a pessoa fala com voce pessoalmente ou por telefone como se voce e ela fossem maquinas. Nao ha emocao alguma, mas quase sempre resolvem seu problema.
Veja essas experiencias:
Estava vivendo nos EUA por 15 dias, e comprei um telefone sem fio numa loja de departamentos. Depois de alguns dias o dito cujo deu problema. Ato continuo, fui ate a loja trocar o telefone, do qual nao tinha mais recibo – entretanto a super-hiper-ultra-tecnologia Americana ja  permitia  rastreamento de qualquer compra que tivesse sido feita em 90 dias com cartao de credito, cheque ou cartao de debito automatico – menos compras em dinheiro, que pra minha falta de sorte foi como paguei o mesmo. Sendo assim, a gerente me informou que nao havia como trocar o aparelho. Como nao havia nenhum cartaz informando que eu precisava de recibo pra trocar um produto, eu me indignei e comecei a discutir (discussao a Brasileira, aumentando o tom de voz, ficando irritado e etc).
Depois de uns 15 minutos de conversa eu perdi totalmente a paciencia  e joguei a seguinte pergunta: “O que acontece se eu entrar em sua loja, comprar o mesmo telefone novamente, tirar o novo da caixa e colocar o quebrado dentro, em seguida voltar aqui e te der o novo recibo? Voce tera que me devolver o dinheiro de qualquer maneira, certo?!”.  Nao era sacanagem, era soh uma solucao bem Brazuca pensando “fora da caixa”. Alguns minutos de silencio. A mulher pisca soh com o olho esquerdo intermitentemente como um led de computador indicando que o HD esta rodando em falso.
Em seguida ela me diz, muito nervosa, como se nunca tivesse pensado nesta ideia (e ela nunca pensou mesmo!) que tudo bem, mas que ela nao sabia de nada, que ela nao havia ouvido nada, que ele nao me conhecia, que nunca havia me visto antes e que, por favor, eu fizesse a troca somente no dia seguinte, pois a compra entraria num dia no sistema e a devolucao aconteceria no outro.
Comprei o mesmo telefone na sequencia e no dia seguinte voltei a loja para buscar meus US$ 30 dolares e devolver o telefone quebrado com o recibo do novo. A mesma gerente estava no setor de devolucoes. Me recebeu com um sorriso, pegou o recibo, perguntou se havia algo errado com o telefone que eu devolvia, me devolveu o dinheiro e me tratou como se nunca tivesse me visto antes. Eu pensei comigo mesmo, eu Adoro este pais!
Algum tempo mais tarde fui devolver algum produto no Wal Mart e nao me perguntaram nada. Nem recibo pediram. Acabei retornando um produto que realmente havia comprado la e outro que havia comprado em alguma outra loja (por engano mesmo – mas o engano foi mais deles do que meu!). Quando percebi, voltei ao Wal Mart e expliquei que havia retornado um produto por engano, que eles haviam aceitado, mas que nao era correto. Me disseram que nao tinha problema algum. No Wal Mart voce sempre tem razao (que nem la em casa ;-)). O pior de tudo eh que o produto que eu devolvera por engano nem estava a venda no Wal Mart! Como o produto entrou no sistema OGK (Only God Knows!).  Sai da loja e gritei bem alto: Eu AMO este pais!
Quando contei esta estoria aos amigos, a maioria deles duvidou  lembre-se que sou o famoso engracadinho e ninguem acredita em mim quando falo serio. Todo mundo achou que era balela…mas nada como um dia atras do outro.
Pouco tempo depois eu a Carla fomos a NY encontrar com o Eugenio e a Gaby. Dividimos um quarto de hotel entre os 4 ja que custava uma fortuna. Como Gaby e Eugenio (que nao sao um casal – este eh soh um disclaimer pra evitar confusao), nos mandamos colocar uma caminha de armar pro Eugenio que ate dormiu de calca jeans (mas esta eh uma outra estoria).
No segundo dia fomos passear pela cidade e quando voltamos ao hotel somente metade do quarto estava arrumado. Simplesmente esqueceram de arrumar a outra metade. Liguei pra recepcao e a conversa foi mais ou menos assim:
– Hotel XYZ, bom dia, eh um prazer atende-lo, meu nome eh Mary, hoje o dia esta lindo em NY, como posso ajuda-lo sr? (Eh isso mesmo, toma uns 3 minutos ate chegar a sua vez de falar).
– Bom dia, por favor, estou ligando do quarto 123, creio que esqueceram de arrumar a outra cam…(nem me deixou terminar)
– Senhor, desculpe-nos, de verdade,. Isto nao eh aceitavel…
– Sem problem.. (a atendente nem me deixou terminar novamente)
– Imperdoavel senhor…mil desculpas. Estaremos oferecendo cafe da manha no hotel para o senhor e acompanhantes por toda sua estadia! (wow, acabavamos de ganhar US$ 25 de cafe da manha por dia cada um, pelos proximos 3 dias! Nada mal!).
– Obrigado Mary. Em tempo, dah pra mandar alguem pra arrumar o resto do quarto?
– Claro Sr!
A mesma situacao aconteceu em varios outros hoteis de diferentes:
– No Brasil me disseram que nao havia mais arrumadeira disponivel.
– Em Portugal me disseram que eu ia desarrumar mesmo, ora pois.
– Na Franca nem responderam. Como sempre, reclamaram em  Frances. Ate pensei em pedir desculpas.
– Na Espanha culparam alguem.
– Na Italia me disseram que mandariam alguem 5 minutos (leia-se: amanha).
– No Mexico prometeram que alguem viria arrumar o quarto e estou esperando ate hoje! Soh de raiva nao arrumaram tambem no dia seguinte, e possivelmente a arrumadeira deve ter limpado a privada com a minha escova de dentes! E eu que achava que a Vinganca de Montezuma se pegava no Mexico quando se escovava os dentes com a agua da pia. Mistery Solved!
Hala

Written by paulohala

October 29, 2009 at 10:57 am

Posted in Memorias...

3 Responses

Subscribe to comments with RSS.

  1. S E N S A C I O N A L! Eu me lembro dos caras da Blockbusters, KFC e Pizza Hut no Brasil, logo quando começaram a comercializar no Brasil. Pareciam máquinas… hehehe.

    Emerson Ricardo

    October 29, 2009 at 2:10 pm

  2. Olha, eu acho que tem uma diferenca – restaurantes. Aqui normalmente neguinho em restaurante eh estudante universitario (ou imigrantes no Canada), muitas vezes o cara tem mais instrucao que vc (principalmente no caso de imigrantes), e em alguns casos, se for bartender, grandes chances de ainda ganhar mais do que vc. Eles te tratam de igual para igual. No Brasil vc se sente o proprio Sheik arabe – todo mundo te servindo, vc la que nem um bonachao recebendo toda a comida e nem olhando na cara dos negos te servindo, etc.

    Depois que voltamos para o Brasil depois de uns anos morando no exterior, foi incrivel como achamos as pessoas mal-educadas em restaurantes no Brasil. Nao nos excluimos, eramos do mesmo jeito. Acho que tem-se uma ideia que garcons sao de uma “casta” inferior, e que pode-se tratar do mesmo jeito.

    Voltando ao customer service, por esse simples motivo (no Brasil a relacao eh mais de “serventia”), acho que isso eh uma excecao a regra de customer service.

    Bruno.

    Dr. Pr. Bruno S.

    October 29, 2009 at 5:08 pm

    • E’ verdade. Nos EUA e’ o mesmo esquema do Canada. Aqui na Inglaterra a maioria dos garcons e’ Brasileiro – jovens que estao aqui pra ganhat dinheiro por um tempo. Mas o servico deles eh bom. Ainda mais quando descobrem que a gente eh compatriota.
      Jah o garcom Ingles normalmente eh bem ruinzinho de servico (tem pouquissimos – normalmente em pubs), e olha que aqui eh ptofissao como no Brasil. Na Italia tambem eh profissao, mas o servico eh um lixo (os donos dos restaurantes embolsam a gorjeta, dai na ha motivacao).
      No Brasil os garcons sao excelentes, mas o Brasileiro nao da valor…ateh sair do pais…
      Em tempo: meu melhor amigo na Italia eh o garcom – Nino – do restaurante em que eu jantava toda a santa noite quando trabalhava em Roma. Detalhe: ele eh Egipcio!!!

      paulohala

      October 29, 2009 at 5:22 pm


Leave a Reply

