Blog do Hala

Pelo Mundo Afora

Vale Refeicao, Chicken Jerk e Potluck

leave a comment »


Vale Refeicao
Uma das coisas que eu mais sinto falta no Brasil, juntamente com a familia, amigos, clima, sapatos, povo, etc, eh o Vale Refeicao. Se vc trabalha no Brasil e tem Vale Refeicao (ainda tem isso, neh???), e pretende mudar para o exterior, prepare-se. Quem nem um drogado, a remissao de Vale Refeicao eh complicada e leva muitos anos.

vr

AI que saudades...snif...

Inicialmente, nas primeiras semanas, vc se liga que nao tem aquele magico “VR” na carteira, que te da a liberdade de sair do escritorio e comer onde quer, e saber que sera aceito. A sensacao de liberdade eh incrivel – algo como dirigir uma Harley Davidson na Route 66, ou dirigir um Porsche conversivel (nunca fiz nenhum dos dois, mas imagino que seja parecido com usar um VR para almocar…).  Mas, incrivelmente, vc tem que pagar. Pagar??? Isso nao faz nenhum sentido! Pagar para comer? Minha empresa nao esta pagando por isso? Isso nao eh um beneficio basico do ser humano? Nao esta na constituicao?

Nas proximas semanas a fase de pagar ja passou, mas vc ainda nao esta consciente das suas opcoes. Levar almoco ainda eh uma coisa estranha, comprar ja esta se tornando caro e nao-saudavel. Essa fase eh muito traumatica para muitos brasileiros.

A opcao que eu escolhi foi a de levar almoco. Devo confessar que o principal motivo foi o financeiro, mas a questao de ser mais saudavel eh importante tambem. Mas, essa opcao eh a mais dificil de se adaptar, pois eh uma mudanca completa do padrao brasileiro.

O microondas
A nao ser que vc leve salada ou sanduiches frios todos os dias, vc vai ter que esquentar seu prato. Introduzindo: O MICROONDAS PUBLICO!!! Esse artefato culinario fazia (e ainda faz) os meus almocos o pior momento do meu dia. No Canada o assunto eh particularmente delicado, sendo esse pais tao multicultural. Nao, eu nao estou exagerando. Vc ja sentiu o cheiro de um microondas depois de um “Curry Rice”? Ou depois de um “Chicken Jerk”? Ainda semana passada, estava na fila para usar o microondas, quando vi um cara entrar na cafeteria da empresa com um prato de sardinhas com arroz e ovo. Tive que apertar o passo (quase correr) para entrar na frente dele e poder esquertar meu prato antes dele empestear 10 metros quadrados ao redor do microondas com aquele prato dele.

Pode me chamar de fresco – talvez eu seja mesmo – Elaine acha. Mas eu reconheco que eu tambem tenho culpa nisso – o meu prato nao eh cheiroso tambem. Me liguei aqui que usamos muito mais alho na nossa comida que os canadenses (me refiro as pessoas que residem aqui – canadense nato eh uma raridade). Sei que incomodo os outros. Imagino um canadense usando o microondas depois de eu ter esquentado minha feijoada, ou um macarrao alho-e-oleo.

Acho que isso e o fato de querer minha privacidade na hora da refeicao que fizeram de mim um “Anti-Social da Cafeteria”. No Brasil eu era super sociavel, nos restaurantes por quilos sempre estava acompanhado, muitos amigos, piadas, etc. Aqui, sento sozinho na mesa.

Chicken Jerk
Acho que o episodio do “Chicken Jerk” foi a gota d’agua para eu me tornar o Anti-Social da Cafeteria. Certo dia, “minding my own business” com meu prato (se nao me engano um Strogonoff de Frango), quando uma senhora caribenha veio com um prato insistindo para eu experimentar. Por algum motivo, aqui eles acham que brasileiro eh a mesma coisa que caribenho, mexicano, peruano, argentino, etc. E tambem por algum outro motivo, eles acham que nos ADORAMOS comida apimentada. A comida aqui eh bem mais apimentada que o que estamos acostumados, e eles me olham com a cara mais esquisita do mundo quando eu falo que esta muito forte de pimenta…

Voltando ao Chicken Jerk – essa senhora insistiu muito para eu experimentar, e por mais que eu falasse que nao, “para nao se incomodar comigo”, ela praticamente despejou um tanto de Chicken Jerk no meu prato, boa parte caindo em cima do impecavel Strogonoff de Frango que a Elaine tinha feito. Para minha sorte, ela saiu de perto alguns segundos depois de me estragar minha refeicao, sentou numa mesa um pouco longe. Ja que o estrago estava feito, resolvi experimentar o Chicken Jerk. Deus seja Louvado! Quem acha que Vapata “quente” de Salvador eh apimentado, tente experimentar uma pequena viagem por Barbados (de onde senhora eh). Sorte minha que tinha um copo de agua. Pior foi saber o que fazer com o Chicken Jerk e os pedacos de strogonoff contaminados. Foi aos poucos mudando minha posicao na mesa para fingir que estava apreciando a comida (simplesmente fazendo gestos enquando fingia ler o jornal) e depois de uns 10 minutos fui jogar tudo fora. Depois ela veio no meu escritorio me perguntar o que tinha achado. O que eu fiz: “Muito bom, very “spicy”!”

chicken_jerk

"Prometo que amanha voce vai se lembrar de mim."

Potluck
Se um dia vc estiver morando no exterior e nao-brasileiros te convidarem para um “potluck”, fuja! Fuja como o diabo foge da cruz! Nao tente experimentar. Nao tente essa babaquice que “tudo na vida tem que ser experimentado”. Nao va!

Potluck eh o nome usado para uma abominavel ritual onde cada pessoa leva um prato de comida, e todos comem um pouco de cada. Familiar, nao eh??? Sim, mas nao eh muito agradavel quando os pratos de comida sao os mais esquisitos do mundo, os temperos mais estranhos possiveis. Eu toparia fazer um potluck com canadenses, americanos, israelenses, franceses, espanhois, portugueses, mas quando vc coloca caribenhos, indianos, chineses, vietnamitas, etc, a coisa complica. Olha, eu nao tenho problema experimentando restaurantes diferentes. Sou bem aberto a comidas diferentes, mas o problema do putluck eh que vc nao pode fazer uma cara esquisita, nao pode jogar a comida fora e pegar outra, portanto…

potluck

Uma pena eu nao poder ficar pro Potluck, mas tah na hora do meu dentista...

FUJA! Eu ja usei “working from home”, gripe, reuniao com cliente entre outras. Comece a criar suas desculpas.

Bruno
(O Anti-social da Cafeteria).

Written by brunosamuel

November 9, 2009 at 11:00 am

Posted in Memorias...

Leave a Reply

