Blog do Hala

Pelo Mundo Afora

Apologizando

leave a comment »


Apologize eh uma das palavras mais usadas na lingua Inglesa. Mais uma vez voce pode escolher entre Apologize e Apologise, a mesma historia de usar “z” or “s” dependendo do Ingles que voce esteja escrevendo (Americano ou Britanico).

Voce sabe a origem da palavra Apologize? Nao?! Eu muito menos, assim que se estiver curioso, vah dar uma olhada no Google por que eu nao estou aqui pra paparicar marmanjo.

Voltando a estoria, depois de algum tempo vivendo nos EUA, descobrimos esta palavra magica: Apologize!

– Alguem bate atras do seu carro (de leve) soh tirando um pouco da tinta do para-choques e diz: “I apologize”. E vai embora…

– O dentista nao pode te atender  na hora marcada, e voce soh descobre depois que chegou ao consultorio por que esqueceram de te ligar para avisar. Nao tem erro,  a recepcionista pede pra voce voltar no dia seguinte e tasca um: “The doctor asked me to apologize”…

– O aviao atrasa 3 horas devido ao mau tempo, ainda que esteja um sol de lascar la fora e a representante da empresa aerea avisa: “We apologize for any inconvenience it may have caused”…

O problema nao eh o Apologizar em si, eh ateh bacana, mas dai voce percebe que a conversa acabou aih, nada sera feito e o problema em questao nao sera resolvido, simplesmente o individuo que pisou no tomate com voce sente-se com a consciencia limpa e dever cumprido…

O meu sogro adora esta palavra, e ateh criou uma definicao para mesma: “Quando o individuo apologiza, ele esta praticamente dizendo ‘abraco, problema seu, se vira, eu nao to nem ai…acabou!’ “. Eu tenho que concordar que eh por aih mesmo. Vejamos um exemplo real e ilustrado:

IMG_0211

Aprenda a Apologizar em Grande Estilo...

Nestas portas de elevador aqui em Londres, foram colocados 2 cartazes Apologeticos, Apologizando pelo elevador ter sido retirado…ninguem fala por que ou quando o elevador sera recolocado (shortly eh uma referencia apenas). Faz pouco tempo? Nao! Quase 1 ano!!! Ja que sou crica mesmo. liguei no numero de telefone do cartaz hoje pela manha. Primeiro fiquei numa espera telefonica de 10 minutos, a gravacao de fundo dizia “Sua ligacao eh muito importante para nos, nao desligue. Estamos recebendo muitas ligacoes ultimamente (?!?!), WE APOLOGISE FOR THE DELAY…”. Finalmente falei com a telefonista, que apologizou mas nao sabia nada sobre o problema do elevador, ela me passou para um engenheiro que apologizou pelo transtorno, ele me disse que nao havia data para o conserto do elevador. E apologizou por que tinha que desligar…Desligou.

Acabou! Ponto final!

O Ingles e o Americano nao ligam, e aceitam os Apologies na boa.

Pior que outro dia eu me peguei Apologizando!!! Este negocio eh contagioso!! Na sequencia Apologizei por estar Apologizando!! O que acaba levando a um looping continuo…todo cuidado eh pouco.

Assim, um conselho pra quando voce viajar aos EUA ou Inglaterra, esteja preparado: Apologize nao quer dizer I’m Sorry como algumas pessoas pensam. Apologize quer dizer que o problema em questao nao sera resolvido por quem o criou, mas sim que a titularidade do mesmo sera transferida para voce. A consciencia do seu interlocutor estara limpinha, limpinha, e se voce reclamar ainda vai ouvir o que nos ja ouvimos milhoes de vezes: BUT I HAVE ALREADY APOLOGIZED!

Assim, aprenda a conjugar o verbo Apologizar e fique tranquilo:

Eu Apologizo

Tu Apologizas

Ele Que Se Vire

Nos Apologizamos

Vos Apologizais

Eles Que Se Danem

Eu apologizo se confundi voces ainda mais com relacao a Apologize, mas to com a consciencia tranquila, tranquila.😉

Written by paulohala

November 12, 2009 at 12:42 pm

Posted in Memorias...

Leave a Reply

