Blog do Hala

Pelo Mundo Afora

Os Esquilos do Mar Morto???

with one comment


Falam que vc esta fluente numa lingua estrangeira quando:

  • Vc sonha naquela lingua
  • Vc consegue ouvir radio com noticias SEM BATER O CARRO
  • Vc consegue assistir Stand-up Comedy e rir (nao vale na Inglaterra, pois o humor britanico nao eh referencia…)

Me sinto capaz de dizer, hoje, que sou fluente em ingles. Vivo sonhando em ingles (nos meus sonhos eu nao tenho sotaque, e nao erro NADA). Assisto stand-up comedy e me divirto, principalmente o Peter Russell: http://www.youtube.com/watch?v=Jg-fiNGkKsw. Finalmente, eu ouco (e compreendo) a CBC Radio 1, uma radio muito boa de noticias, sempre que vou de carro para o trabalho.

Contudo, hoje aconteceu algo que me fez questionar minha fluencia na lingua (ou minha estupidez).

Enquanto falava dos eventos na cidade, a radialista (canadense, nem posso usar um sotaque esquisito como desculpa) estava comentando a respeito de uma nova exposicao no Royal Ontario Museum. Achei esquisito uma exposicao sobre esquilos, mas… sei la, tem tanto aqui, de repente fizeram uma exposicao de esquilos mortos em diferentes posicoes, tipo aquele BodyWorlds: http://www.bodyworlds.com

A coisa ia complicando a medida que ela falava da exposicao: “que diacho tem a ver esses esquilos do Mar Morto?” pensava eu na minha santa ingenuidade (ou imbecilidade). “Tem esquilo no Mar Morto? Po, os bichos vao cozinhar por la!”.

Fiquei com aquilo na cabeca ate que vi um outdoor sobre a exposicao: “Dead Sea Scrolls”, e nao “Dead Sea Squirrels”, como eu tinha ouvido. Para os que moram no exterior: a pronuncia eh parecida, nao eh???

Dead See Scrolls

"Dead Sea Squirrels: Uma exposicao sobre os coitadinhos animais que morreram de calor no mar morto!" Curador: a besta do Bruno!

A palavra “Scrolls” nao me ajudou muito, mas a foto ajudou… Pelo menos deu para juntar o Mar Morto, a foto de umas coisas que pareciam escrituras, e a similaridade da palavra “Scrolls” com “Escrituras”. Bingo! “Os Manuscritos do Mar Morto”, ou “As Escrituras do Mar Morto”!

Faz mais sentido do que “Os Esquilos do Mar Morto”, ne???

Written by brunosamuel

November 27, 2009 at 5:03 am

Posted in Memorias...

One Response

Subscribe to comments with RSS.

  1. Brunao, voce realmente eh o COLABORADOR para este Blog. Tem estoria nova e fresquinha sempre hehehehehe. Esquilos do Mar Morto hahahahahaha!

    paulohala

    November 29, 2009 at 1:51 am


Leave a Reply

