Blog do Hala

Pelo Mundo Afora

Esportes de Inverno

with 7 comments


Morar em um pais de clima completamente diferente do Brasil eh uma experiencia interessante (para nao usar outra palavra) em muitos aspectos, inclusive na questao de praticar esportes.

Nunca consegui me adaptar com esportes de inverno. NUNCA esquiei (na verdade, ja esquiei, mas no Brasil ?!? – sim, eh verdade), sei mal e porcamente andar de patins (e mesmo assim acompanho meu filho nas aulas de patinacao dele – como se eu fosse ajudar algo…), nao jogo Hockey, Curling, etc.

Fui inventar de fazer triathlon no Canada. Meio sem sentido, ne? Pois eh, tambem acho. Mas eh um esporte muito legal, por diversos motivos, e nao tenho vontade de mudar.

O problema eh treinar durante o inverno. Natacao, nao tem problema – eh indoors (senao seria patinacao no gelo), bicicleta, nao tem jeito – vc usa um “trainer” que acopla na roda de tras e pedala no lugar (a coisa mais chata que existe – pelo menos da para colocar na frente da TV).

Quanto a corrida, tem-se a opcao de correr na esteira, mas ja eh um saco treinar bicicleta no trainer, portanto eu nao aguento mais ficar indoors, e tenho que sair para correr.

Ao contrario do que muitos imaginam, correr no frio eh prazeiroso. Bom, pelo menos ate -5 graus. Abaixo disso a coisa complica.

Hoje tivemos a primeira nevasca de Toronto desse inverno, e fui correr 45 minutos. Engracado que os proprios canadenses ficam me olhando como se eu fosse um maluco. Se eu estivesse fazendo snowshoeing ou cross-country skiing, ninguem ia achar estranho, mas… correr eh esquisito.

Fui correndo, lembrando como eh correr no inverno, e pensei e colocar num post:

  • Vestimenta: a regra eh: camadas. Para a parte de cima do corpo: uma daquelas camisas que ajuda a manter seco, junto ao corpo, um fleece por cima, e um casaco leve de quebrar vento por cima. Nao eh muita roupa, mas depois de 5 minutos, vai ficar bem confortavel. Essa combinacao vai ate pelo menos -5. Abaixo disso, talvez um colete para esquentar o peito. Parte de baixo do corpo: uma calca de corrida (espero que nenhum maluco coloque um moletom) so da para segurar as pontas ate -5. Abaixo disso, MUITO CUIDADO! Para o publico masculino, vc pode fazer uma salsicha congelada, que nao eh uma experiencia muito agradavel, principalmente no banho depois da corrida, enquanto se descongela… Luva e touca sao imprescindiveis, mas muito cuidado com a luva!!! O seu suor sai da luva e congela em pequenos cristais de gelo do lado de fora. Se vc for cocar o nariz, limpar a boca, etc, sao grandes as chances de cortar a cara! E ai junta um corte aberto, suor e frio… boa sorte!
  • Cuidado com o transito: sao 6 meses de inverno nesse pais, e eles nao aprendem a dirigir na neve. Vc nao tem controle quase nenhum no carro, e se vc eh o pedestre, mais provavel que vc se de mal que o carro. Atencao especial as pick-ups 4×4 – eles acham que a tracao nas 4 rodas faz do carro deles um snowmobile.
  • Vento: a unica situacao que da para considerar correr na esteira (ou se estiver abaixo de -15). Correr com windchill eh realmente ruim. Se estive nevando, pior – vc mal consegue abrir o olho.
  • Experiencia: correr na neve eh praticamente o mesmo de correr na praia. Hum, not quite… Nao tem o mar, nao tem o sol, e nao tem a PAISAGEM…
Correr na praia eh o mesmo que correr na neve???

Praticamente a mesma experiencia entre correr na praia ou na neve... hum... quase...

Written by brunosamuel

December 9, 2009 at 2:02 pm

Posted in Memorias...

7 Responses

Subscribe to comments with RSS.

  1. Tenho impressao que quando a Elaaaine vir seu comentario sobre a Paisagem, dai sim voce vai ter que sair correndo…;-)

    paulohala

    December 9, 2009 at 8:26 pm

  2. vc é herói mesmo. Nem tento mais! Tava correndo direto até o outono. 10k 3x na semana, inverno passado era ok. E nosso inverno londrino nem chega no chulé de toronto!

    mari

    December 9, 2009 at 11:43 pm

  3. Oi, Paulo, que nada, ela ate me ajudou a escrever a “tagline”. Alias, ela deveria colaborar no seu blog, ela escreve super bem e vive me dando ideia para posts…

    Mari, eh questao de acostumar… hoje, por exemplo, se fosse dia de corrida, eu teria pensado duas vezes. Esta -3, mas com MUITO vento, o windchill esta na faixa de -11… ai eh um saco… Mas, fui nadar, ai nao foi problema. Ainda assim, eh um pouco chato o negocio de amanhecer so depois das 7 e pouco e escurecer perto de 5 da tarde… Me sinto um morcego!

    Bruno

    December 10, 2009 at 2:50 pm

  4. Brunao, eta mundo pequeno! Voce nem sabe que a Mari e’ namorada do irmao da Caliane que estudou com vcs na Unicamp!

    Hala

    December 11, 2009 at 7:38 pm

  5. oie! Eu merma! Carioca-fajuta-de-Niterói com mto orgulho! Mas voltando à corrida, acabo indo pra gym. Mas tô fora de esteira que me sinto um hamster!

    mari

    December 14, 2009 at 6:09 am

  6. Ah Brunao, nem vou comentar a paisagem, se nao pode sobrar para mim!🙂
    A uns anos atras eu corria na rua o inverno in inteiro, cheguei a corre com -17C. O frio nao eh tao ruim quanto a neve no chao, mas como voce disse eh so se vestir bem.
    Ano passado eu entrei numa academia e comecei a correr indoors, agora me da um preguica colocar a roupa para ir na rua… so corro na esteira mesmo!🙂

    Hans Winter

    February 27, 2010 at 3:28 pm

  7. O Hans disse p ver seu post c as mulheres correndo🙂
    Acabei de entrar em casa, 40min correndo, -1C, ta ate bom hoje. A gente acostuma c tudo nessa vida..
    Beijos

    Beatriz

    February 28, 2010 at 3:00 am


Leave a Reply

