Blog do Hala

Pelo Mundo Afora

Parece Piada, Mas Nao E’…

with one comment


A gente nasce e cresce no Brasil, e aprende uma coisa que nao se aprende em muitos lugares do mundo: Pensamento Logico. Nas escolas Brasileira as professoras desafiam a gente a fazer perguntas e a nao aceitar tudo que nos dizem sem questionar (pelo menos era assim no meu tempo – e estou completando so’ 20 anos de formatura amanha!!!).

Desta maneira aprendemos  a pensar. O que e’ muito bom, mas dai voce vai morar fora do Brasil, e como e’ dificil. Veja um exemplo:

O Sam’s Club e’um tipo de mercado atacadista para consumidor Americano – que compra tudo em grandes quantidades: voce pode comprar pacotes com 36 rolos de papel higienico que valem por 72 , por exemplo, a precos especiais. O mesmo se aplica a tudo que a loja vende, de livros a TVs. Ou melhor, se aplica a quase tudo como pude conferir.

Nao acreditou em mim, certo? Tai uma foto do pacotinho de papel higienico do Sam's. Se tivesse a marca Neve nos EUA, um pacote deste tamanho seria chamado de Avalanche!

Chego no Sam’s Club e vou comprando um pouco de tudo: pacotes de 36 rolos de papel higienico, 24 pacotes de guardanapo, 14 pacotes de cereais, e etc. Ja no caixa eu vejo um cartaz informando que o Sam’s Club tambem vende selos. Sim, isso mesmo, selos para cartas. Voce deve estar estranhando, mas nos EUA ainda se envia muito cheque pelo correio para pagar contas! Voce coloca o cheque junto uma parte da conta, e manda pro banco – a gente mandava uns 10 por mes!!! Parece coisa dos Flintstones. Pra nos, Brasileiros, ainda pior, tamanho medo que a gente tinha de ter o cheque roubado no caminho. O pessoal achava que nos eramos loucos.

Bem, pagando as compras no Sam’s perguntei para a caixa quanto custava o pacote de 100 selos que eles estavam vendendo. Ela me disse  que custava 27 dolares. Eu comentei: “Poxa, pensei que tinha desconto, como tudo aqui no Sam’s”.

Ela retrucou, “Mas esta com desconto senhor”

Eu: “Nao pode ser, quanto custa cada selo?”

Ela: “27 centavos”

Eu: “Entao nao tem desconto…100 selos a 27 centavos sao 27 dolares. Deixa pra la.”

Ela, insistindo: ” Nao, tem desconto sim, so’ 27 dolares por 100 selos!”

Eu, ja sem paciencia: “Perai, 100 x 0.27 = 27.00…corre a virgula – no caso o ponto – de 0.27 pra direita 2 casas e voila 27 dolares. O preco e’ o mesmo pra 1 ou 100 selos!”

A fila no caixa is aumentando a cada minuto…

Ela: “Perai, vou chamar o gerente.”

Deu vontade de chorar. Nos EUA quando chamam o gerente, a coisa piora muuuuuito. O gerente e’ basicamente aquele cara tao imbecil que tiverem que promove-lo pra ele para de atrapalhar…

Gerente:” Pois nao, o sr tem uma duvida?”

Eu: “Nao, eu nao tenho duvida. Quem tem duvida e’ a sua caixa que nao sabe fazer conta…”

Gerente: ” Como assim?”

Eu expliquei tudo repetindo cada detalhe acima…

Gerente: “Mas o preco nao e’ igual nao. Perai…”

O cara foi buscar a calculadora!!!!!!!! Nao acreditei!

Gerente: “Veja bem – ja com a calculadora na mao – 100 x 0.27 =….27?!?!”

O Gerente nao acreditava, a caixa muito menos – ela tava com uma cara de “o Gerente vai te ferrar agora” e caiu do cavalo. O Gerente fez as contas umas 3 vezes mais – tava esperando ele dizer que a calculadora tava quebrada. A fila ja devia ter umas 15 pessoas, que queriam me matar…

Dai o Gerente apologizou…a caixa tambem. A minha sensacao de vitoria foi indiscritivel! Quase sai correndo socando o ar comemorando um gol. Sim , eu sou Brasileiro, terceiro mundista, emergente e o diabo a quatro, mas sei fazer contas de cabeca mesmo nestes casos dificilimos. Lembrei da minha professora de matematica do segundo ano primario e disse pra mim mesmo: EU SOU FODA! Pena que a Carla nao ta aqui pra passar a maior vergonha da vida dela, mas ao mesmo tempo presenciar esta vitoria do marido versus este bando de gringos!😉 Nao tem problema, nao faltara oportunidade!

Na sequencia eu completei: “Vou levar estes 100 selos mesmo sem desconto”…Pensei em perguntar pra caixa quanto tempo durariam os 1oo selos ja que eu mandava 10 cartas por mes, mas eu nao queria que a moca tivesse um AVC na minha frente ao tentar fazer uma conta tao complicada…

Damn, I forgot my calculator at home!!!!

Written by paulohala

December 18, 2009 at 4:45 pm

Posted in Memorias...

One Response

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Paulo Hala, Paulo Hala. Paulo Hala said: Parecem Piada, Mas Nao E': http://wp.me/pGBZe-8H […]


Leave a Reply

