Blog do Hala

Pelo Mundo Afora

Festas de Natal

leave a comment »


Quando morava no Brasil as Festas de Natal da empresa eram sempre bem comportadas. Nos Estados Unidos ainda mais. A empresa era menor e as festas eram na casa do chefe, que convidava alguns funcionarios e respectivos(a) esposos(a), namorado(a).

Chegamos aqui na Inglaterra em Abril de 2007. O pessoal do escritorio me convidou pra Festa de Natal…Perguntei logo de cara: “Quando voces comemoram o Natal aqui na Inglaterra???!!”.

“Ora bolas, em Dezembro! Por que?”

“Por que estamos em Abril!!!!”

Eu sou chato mesmo!😉

Em todo caso me explicaram que tem que fazer reserva muito antes pra garantir que tudo correria bem.

Eu disse que eu e a Carla iamos adorar participar da Festa de Natal…dai me disseram que esposa nao estava incluida…por que er a empresa que pagava a festa, e o imposto era muito alto…bla,bla,bla… Pra mim tudo bem, e’ que eu estava acostumado com a Festa de Natal Familia nos EUA (por favor, “chegue as 7 e va emboras as 10”) e achei que o sistema Ingles era igual.

Na sequencia, me perguntaram se eu queria ficar no hotel depois da festa?

“Hotel? Como assim? Festa de Natal em que nao se pode levar a mulher e depois vamos pro hotel? Quantos dias dura esta festa?”

Era so’ uma noite, a desculpa do hotel era a bebida: se voce ia beber nao podia dirigir…super certo, mas pra isso inventaram o taxi. Alem disso, uma noite de hotel custa muito mais caro que uma corrida de taxi, assim dava pra economizar e usar a diferenca pra pagar as taxas pra levar as esposas(os). Provoquei, mas fingiram que nao me entenderam…

Dai o Comite da Festa de Natal – isto mesmo Comite com 5 pessoas!! -ficou 6 meses preparando a tal festa. Todo mundo super animado, falando disso sempre. Chegando a encher o saco…

Finalmente chegou o dia da tal Festa de Natal. Todo mundo saiu mais cedo…pra se arrumar. Os homens foram buscar o smoking/tuxedo!!! Ingles adora usar Black Tie, eles devem se sentir meio James Bond. Pra mim fica parecendo mais garcom…em todo caso, vamos respeitar as diferencas culturais.

Cheguei na festa. Eram cerca de 40 empresas juntas! Um total de 1000 pessoas! Isso mesmo. 100o pessoas. 27 eram da minha empresa. Cada empresa tinha 2 ou 3 mesas. A festa era dentro de uma tenda enorme montada pra este fim, muito comum por aqui. Olha as fotos ai embaixo (a da festa em questao era umas 10 vezes maior!!).

A tenda esta armada...

Entendeu como e' a tenda...Espero que entenda...

Entendeu como e' a tal tenda...Espero que entenda....

Quando entrei na tenda procurei pelo pessoal da empresa. Devo ter passado por eles umas 3 ou 4 vezes sem reconhece-los. A mulherada tinha dado uma incrementada geral: mudaram cabelo, maquiagem, cabelo com chapinha e todo mundo vestido pra entrega do Oscar!!! Todos os homens (menos eu) de smoking!!! Pareciam garcons!😉

Garcom...James Garcom...Vai uma birita ai doutor...

Dai sentamos pra jantar. So’ tinha vinho na mesa, mas ja tinha gente pra la de bebada. Perguntei pra uma colega mais sensata e ela me disse que o pessoal ja vem de casa “mamado”. Chegando na festa, ja mandam pra baixo umas 3 ou 4 vodkas no bar (pago) , e misturam com uisque. Ficar bebado e’ o objetivo da maioria. Naquele momento comecei a entender a ausencia dos maridos e mulheres…

Dali a pouco foi a vez de conhecer os Christmas Crackers…

Parece uma bombinha daquelas de 500!

Basicamente um “jogo” tipo osso de frango: cada um puxa de um lado, e  quem puxa mais forte, perde…ah, e quem ganha leva um brinquedinho destes de feira-livre…a coisa mais idiota que ja vi na minha vida. Mas e’ uma outra mania aqui na Terra da Rainha.

Dai serviram o jantar – uma bosta, as sobremesas – uma merda e ai o pessoal foi dancar. Imagina Ingles dancando…isso mesmo. Eu sou basicamente uma pedra dancando, porem voce acharia que eu era o John Travolta em Embalos de Sabado a Noite comparado aos Ingleses e Inglesas.

John Halavolta

E quase todo mundo pra la de bebado. Dai vi e registrei na minha memoria pra todo o sempre varias cenas inesqueciveis:

– Gerente Financeira rebolando e sentando no colo do Auxiliar de Logistica

– Brand Manager passando a mao na bunda do garcom

– Assistentes de Financas e Logistica comparando o tamanho do decote e dos respectivos “clivages”

– Gerente de MKT falando como o CanaBrava

– Representante de Vendas vomitando no vestido novo

Uma loucura…parecia um filme do Monty Python!!!

Gracas a Deus deu Meia-Noite e a festa acabou. Isso mesmo. Dai eu peguei o meu taxi e fui pra casa enquanto a maioria ia pro hotel, onde ia beber mais e mais ate nao lembrar o proprio nome.

O mais interessante e’ que na 2a feira seguinte ninguem comentou nada, era como se nada tivesse acontecido…na boa…so’ que eu nunca mais consegui olhar ninguem da mesma maneira. Quando a gente ia pra reuniao e faltava cadeira pra alguem sentar dava aquela vontade de soltar um: ” Senta ai mesmo no colo do John, afinal nao vai ser a primeira vez hahahahaahahahaha!”.

Written by paulohala

December 22, 2009 at 7:05 pm

Posted in Memorias...

Leave a Reply

